Linux

Linux X BSD

Linux X BSD

Dois sistemas originados a partir do UNIX, ambos desenvolvidos por organizações não-comerciais e com a finalidade de criar o mais útil e confiável sistema operacional. Apesar das semelhanças, são dois sistemas distintos. Seguem algumas diferenças:

  1. Licenças

Começamos pela parte melindrosa das licenças. O Linux é licenciado sob a GPL, que tenta evitar que o software seja distribuído na sua forma binária exclusivamente. O licenciamento GPL proíbe a inclusão de software proprietário para garantir a disponibilidade do código fonte.
As licenças BSD são menos restritivas e permitem a distribuição de código binário. Para simplificar o entendimento: A GPL te dá o direito de usar o software da maneira como quiser, mas o código fonte precisa estar disponível, ou uma variação do mesmo. Já a licença BSD não requer que a modificação esteja disponível.

  1. Gerenciamento de código

O controle do código sob a licença BSD não é gerenciado por um único usuário, mas por um time de membros chamado "core team". Já o Kernel do Linux é controlado por Linus Torvalds, criador do sistema Linux.

  1. Projetos

O projeto BSD mantém o sistema operacional completo, já o projeto Linux é completamente focado ao Kernel.
Os aplicativos no entanto podem ser utilizados em ambos os sistemas.
O projeto BSD é bem mais similar ao UNIX pois de fato é derivado diretamente do UNIX tradicional. Linux é um sistema mais recente, criado a partir de um sistema derivado do UNIX (o Minix).

  1. Sistema base

Alguns dizem que a base para o sistema Linux não existe, pois trata-se de uma integração de pequenos sistemas, e que juntos formam o "todo". Alguns dirão que a base do sistema Linux é o Kernel, mas o Kernel sozinho não é muito sem os aplicativos...
Já o BSD possui uma base que agrega diversas ferramentas. Este Kernel é desenvolvido usando o sistema de "Ports" e permite que a instalação seja feita utilizando o código fonte. Apesar de parecer menos conveniente este tipo de instalação permite um controle maior sobre o sistema. A compilação ocorre em tempo real no momento da instalação e portanto roda de acordo com seu sistema.

  1. Suporte aos diversos tipos de Hardware

O sistema Linux possui suporte aos mais variados tipos de hardware, e numa velocidade estonteante com relação ao desenvolvimento de driver.
Já para o sistema BSD é mais lento. Portanto para hardware mais recente, o Linux leva vantagem.

  1. Ahh, o Mac (Macintosh) | Maçã | Steve Jobs| Apple | ou como queira...

Com uma versão exclusiva do BSD (Darwin), o OS X permite que você tenha todos os sabores em uma só distribuição.

Aplicativos são desenvolvidos em paralelo e facilmente adaptados para a maçãzinha, e vice-versa.
Facilidades de adaptação para usuários Linux e BSD, com uma interface gráfica de dar inveja para qualquer versão do Windows.

0 Comentários 0 Comentários
0 Comentários 0 Comentários