privacidade

Desligando a Internet

Desligando a Internet

Os desligamentos e bloqueios de acesso á Internet em países ditadores sempre foi algo comum, mas recentemente a moda tem se tornado os desligamentos a longo prazo. Hoje completam 135 dias de desligamento de parte da Índia[1].

Desde que foi criada há 10 anos, a Internet tem sido usada como um meio de comunicação por organizações anti-políticas e manifestantes para promover e se organizarem contra governos diversos . Para repudiar tais movimentos e inibir a organização desses grupos, o governo corta o acesso á Internet. Esse corte de comunicação permite que os governos mantenham o controle completo da situação, e que imagens e mensagens saiam do perímetro que impõem. Exemplos dos desligamentos sempre puderam ser vistos na China, África e países do Oriente Médio.

Infelizmente esta interrupção causa enormes problemas pois remove o acesso á informação em geral, incluindo a comunicação com familiares, sem citar a falta de possibilidade de comunicação em situações de desastres naturais.

O que pode ser feito a respeito destas situações? Uma alternativa são redes privadas que funcionam internamente sem necessidade de aceso á Internet. Essas redes podem ser feitas tanto por instituições governamentais locais, quanto por empresas privadas que também podem se usufruir destas redes. Legalmente proibir que o governo execute este bloqueio seria o mais democrático, porém existe o fato da existência dos direitos e a capacidade de mantê-los ativos. Infelizmente em muitos países o sistema judiciário é fraco e abaixa a cabeça para sistemas ditatoriais.

Se esta moda de interrupção permanecer estaremos regredindo culturalmente, democraticamente e principalmente humanamente.

[1] https://internetshutdowns.in/

0 Comentários 0 Comentários
0 Comentários 0 Comentários