OpenSource

Adoção de Software

O mundo do Software Livre enfrenta por natureza a competição com as soluções proprietárias. Dependendo do software, ainda que seja uma solução aberta, pode não ter competidores á altura.
E neste caso as chances dele ser adquirido por uma grande empresa privada são grandes.
O que ocorre após esta aquisição, é outro assunto.
Temos frequentes exemplos de soluções onde o desenvolvimento simplesmente termina, desaparece ou se incia um novo ciclo com um novo grupo tentando manter viva a chama que o software tinha quando foi lançado.
Mas o que determina a vida e a morte de um software? E como e porque algumas soluções permanecem ativas e tão bem estabelecidas no mercado?
A resposta é a adoção de soluções por entidades, governos e corporações. Dentre os motivos podemos citar alguns:

  1. Custo:
    O custo do software, mesmo que seja uma solução comercial, possui um custo total menor que soluções proprietárias.
  2. Lacramentos:
    Ao tentar customizar parte do aplicativo, a competição é aberta. Ao contrário de soluções privadas que limitam os serviços a somente alguns poucos parceiros com certificações.
  3. Treinamento:
    O software livre tem uma grande vantagem por causa da sua grande disponibilidade de usuários. Mais importante ainda é que técnicos e desenvolvedores podem aprender as partes internas do software relativamente rápido, uma vez que a fonte do código está prontamente disponível. Esta facilidade ajuda na manutenção, pois mesmo que o software mude a direção, seja por se tornar descontinuado, é sempre possível diagnosticar, debug e corrigir o código aberto.
  4. Adaptação:
    Migrações podem ser realizadas facilmente de modo progressivo porque desenvolvedores possuem a habilidade de adaptar o código para acomodar as transições processuais reduzindo as interrupções de serviço.
  5. Durabilidade e continuidade:
    Investimentos em qualquer solução de longo termo estão vulneráveis a falhas por término de suporte. Seja o que ocorrer com o provedor de serviço inicial, empresas e governos podem dar continuidade no desenvolvimento do código.
  6. Segurança e Privacidade:
    Um requerimento indispensável para empresas de segurança, governos e instituições privadas, é a capacidade de auditoria do código fonte. O fato de esconder o código não o faz imune a ataques.
  7. Trabalho em grupo:
    A mutualidade é o segredo do negócio. Indvíduos e empresas do mundo todo podem trabalhar em conjunto.
0 Comentários 0 Comentários
0 Comentários 0 Comentários