storage

A ascenção do Storage como solução

Software como solução de Storage

A ascenção do Storage como solução

Era uma vez há muito tempo nesta galaxia, no mundo da tecnologia, existiam empresas que dependiam de caixas fechadas chamadas de Storages. Estes Storages eram responsáveis por manter arquivos, cópias, backups e até mesmo rodarem os sistemas operacionais que estas empresas necessitavam. Os servidores virtualizados possuiam os seus discos e armazenamentos nestes Storages, que tinham seus discos redundantes.
Estas empresas adoravam estas caixas pois podiam confiar nelas seus dados mais importantes.
Infelizmente na medida que o tempo passava, os custos para manter estas caixas podiam aumentar ou os produtos podiam deixar de existir. As empresas então precisavam decidir entre manter os equipamentos legados ou adquirirem modelos de outros fabricantes.

Até que um dia outras empresas resolveram inventar soluções equivalentes usando Software como princípio base. Esta solução é chadada Software Defined Storage (SDS), e não depende de um hardware específico para que funcione.
Dentre as vantagens da nova solução, vale a pena destacar:

  • Funciona em hardware comum e podendo ser arbitrário, ou seja, os servidores podem possuir diferentes configurações;
  • Com a afirmação acima, a solução se torna "Vendor Neutral", não depende de uma empresa específica;
  • Flexibilidade de desenvolvimento de novas opções de acordo com a necessidade de cada cliente;
  • Mix de soluções de acordo com cada ambiente, Flash/SSD para aplicações e sistemas que requerem mais velocidade e Discos rígidos para os armazenamentos a longo prazo;
  • Manutenção é preciso! E atualizações constantes também;
  • Possui um pool de espaço e outros recursos;
  • Possibilita o aumento da capacidade de acordo com a necessidade.

Uma das grandes atrações do SDS é a redução de custo e a necessidade de aquisições futuras de hardware. No topo de tudo ainda temos a flexibilidade de serviços que acompanham as soluções, com softwares que aumentam a funcionalidade de toda a estrutura.

Agora basta mudar a cultura que acredita que para melhorar é necessário gastar mais, parar de acreditar que o suporte somente funciona nas empresas que te deixam pendurados no telefone, e começar a acreditar nas tecnologias utilizadas pelas maiores corporações do mundo, SDS.

0 Comentários 0 Comentários
0 Comentários 0 Comentários